fbpx Conosur

Harmonização de frutos do mar e peixes: encontre a harmonia perfeita

O acompanhamento de marisco ou peixe com um requintado vinho branco é a regra geral, no entanto, depende do tipo de marisco (moluscos, crustáceos) ou da forma como o peixe é preparado.

O mercado atual oferece uma grande variedade de vinhos tintos ou rosés jovens que podem ser a combinação perfeita para frutos do mar.

 

Harmonização de vinhos com peixes e frutos do mar

Para harmonizar um prato de peixe ou marisco e diferentes cepas de vinhos não existem regras rígidas, a textura e o sabor, assim como as múltiplas preparações determinam o tipo de vinho com que deve ser acompanhado, aqui ficam algumas sugestões para o emparelhamento de vinhos com peixes e frutos do mar:

Emparelhamento de peixes

Emparelhamento de Sauvignon Blanc

O acompanhamento de peixes macios e magros de textura delicada, cozidos no vapor como linguado, tilápia ou pescada, é perfeito com um vinho branco de estrutura fresca, com aromas cítricos e boa acidez, como o Sauvignon Blanc, resultando numa combinação harmoniosa.

Os pratos de peixe frito combinam com a agradável acidez e frescura do Riesling. Um acompanhamento de peixes grelhados, grelhados ou preparados com molhos cremosos pode ir de mãos dadas com vinhos de aroma frutado, frescos e com um toque mineral como o Chardonnay.

Os sabores exóticos das preparações asiáticas, incluindo sushi e pad thai, combinam perfeitamente com vinhos brancos aromáticos como Gewürztraminer ou Riesling.

O agradável acompanhamento de peixes meio gordurosos ou gordurosos de textura carnuda, como salmão ou atum, e vinhos tintos jovens e leves, como Pinot Noir, e também rosés, pode ser considerado mais adequado do que um vinho branco.

Guisados de peixe com uma variedade de especiarias ou peixes como: atum grelhado, salmão ou espadarte combinam perfeitamente com um vinho com notas frutadas, taninos finos e excelente estrutura como o Pinot Noir ou o Espumante Rosé, com grande acidez e equilíbrio.

Harmonização de frutos do mar

Emparelhamento Pinot Noir

Para a textura carnuda do polvo é possível considerar vinhos tintos frescos como o Pinot Noir.

O acompanhamento de frutos do mar, como as deliciosas ostras, combina perfeitamente com vinhos brancos leves e aromáticos como Sauvignon Blanc ou Riesling.

Já para o acompanhamento de frutos do mar como mexilhões ou mexilhões maltones, que tradicionalmente são acompanhados com vinho branco, pela textura sedosa e notas frutadas, ele considera que a opção perfeita é o Chardonnay.

Deliciosos crustáceos como o caranguejo-aranha ou o camarão são complementados por vinhos brancos mais ricos e encorpados, como Chardonnay, Viognier ou Riesling.

Características únicas das variedades de Viña Cono Sur

A Cordilheira dos Andes, localizada no sul do continente americano, é um dos fatores que definem a geografia do Chile e oferece condições agroclimáticas ideais, sendo uma das principais características o terroir, que auxilia as videiras em seu lento processo de maturação. , gerando vinhos com muito boa acidez, cor e aroma únicos em todo o mundo.

A Viña Cono Sur foi fundada em 1993 com o objetivo de criar vinhos premium expressivos de cor e caráter únicos, através dos seus três pilares fundamentais: qualidade, inovação e compromisso com o meio ambiente. A utilização da tecnologia e o desenvolvimento das suas políticas ambientais, a produção orgânica e a certificação dos sistemas de gestão, permite-lhes obter vinhos de excelente qualidade.

Conheça mais sobre os nossos vinhos e atreva-se a experimentar os melhores mariscos e peixes a condizer, a par de um vinho alicerçado na experiência e qualidade.